quarta-feira, 7 de novembro de 2012

No fundo do poço ?




Chegando José, seus irmãos lhe arrancaram a túnica longa, agarraram-no e o jogaram no poço, que estava vazio e sem água. 
Gênesis 37:23-24

José foi um jovem que sofreu muito nas mãos de seus irmãos, pagou um alto preço pelo simples fato de ser obediente e também ingênuo. Ao contar os sonhos que tivera para seus familiares, José não imaginava que seria alvo de tamanha inveja, nem que sua vida estaria por um fio, dentro de um poço.
Estamos falando de invejas, traições, decepções e pessoas em geral. O poço, neste caso, são situações que nos trazem angústia, pânico, insegurança e desespero.

Mas a questão é: “O que é o fundo do poço? Onde é o fundo do poço?”

Geralmente, são conhecidas como o “fundo do poço”, as tribulações que aos olhos parecem não ter solução, quando todas as possibilidades de escape que estavam ao alcance já se esgotaram. Perceba que o fundo poço para alguns, não o é para outros. Por exemplo, quando um empresário milionário vai a falência, perde tudo e se torna pobre, talvez para ele isso seja o fundo do poço. Chegar até a condição mais indesejada para ele, não tendo mais o luxo, o conforto extremo, o carrão, talvez o leve a pensar até em tirar a própria vida, pois ele amava seu dinheiro e o seu “poder”. O pobre, muitas vezes, sente-se confortável em seu estilo de vida, de forma que não se sente como se estivesse no fundo de um poço. Vemos, com isso, que a expressão “fundo do poço” é relativa e que, justamente por isso, estar no fundo do poço depende do ponto de vista.

Os homens descritos na Bíblia, que foram lançados em poços ou cisternas, enfrentavam naqueles momentos, perseguições, tribulações, mas enquanto estavam ali, sem saber estavam fazendo parte dos planos do Senhor. Deus já tinha tudo preparado para retirá-los dali e honrá-los. E essa é a questão. Na nossa vida cristã, enfrentaremos problemas e até acharemos que chegamos ao fundo do poço em algum momento, mas devemos ter paciência, pois se estivermos firmes no Senhor e confiarmos n’Ele, logo, logo estaremos fazendo parte de suas estratégias. Afinal Sua Palavra diz: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Salmos 30:5(b)
Isso significa que você não vai permanecer no “fundo do poço”. Muitas vezes, o “fundo do poço” é o lugar onde aprendemos o valor das coisas simples que não valorizávamos, o preço por sermos tão acomodados e preguiçosos, enfim, o “fundo do poço” é relativo. O que não é relativa é a vontade de Deus em nos tirar de lá.
Lá dentro não existe vista para frente, para trás, nem para os lados, apenas para cima, como está escrito no salmo: Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: “De onde me vem o socorro?” Salmos 121:1
Inevitavelmente, se queremos sair de dentro de um poço precisamos olhar para cima. É incrível como podemos aprender que somente o Senhor pode verdadeiramente fazer uma reviravolta em nossas vidas. Veja o que diz continuando o versículo 2 do salmo 121: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”. Salmos 121:2

Devemos gritar, clamar e chamar a atenção d’Ele e assim após esse processo sairemos vitoriosos do lugar de vergonha e dor. Certa vez ouvi alguém dizer: “- Não existe beco sem saída para quem sabe olhar para trás.” Então posso dizer: “Não existe fundo do poço para quem sabe olhar para cima”.

Jesus diz: “- Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá? Mateus 12:11
Deus não permite que seus filhos fiquem caídos em covas ou poços. Acaso você esteja no fundo de um poço, grite porJesus, clame por Ele, ele o tirará desse buraco.
Ore, faça barulho, chame a atenção do seu Mestre e Ele te ouvirá. Não fique parado esperando alguém. Faça a sua parte.

Que Deus o abençoe em Nome de Jesus.
Por Flademir Bernardo
Compartilhe esta mensagem com seus amigos e familiares.

Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/verdejantes
Siga nosso blog no link: http://migre.me/bGecm


teceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia.

E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela.
Gênesis 37:23-24

Um comentário:

Enriqueça mais essa discussão com seu comentário.

Postagens relacionadas