segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Lições de vida - Raabe



Raabe arrependeu-se e resolveu ter sua dignidade de volta.

No livro de Josué, no capítulo 2, nos deparamos com o Povo de Deus prestes a entrar na Terra prometida. Especificamente a partir desse capítulo, nós encontramos uma mulher chamada Raabe, uma prostituta que morava em uma cidade chamada Jericó. Esta cidade estava sendo sitiada pelo povo de Deus, mas as suas muralhas eram muito altas, aproximadamente 10m de altura e 4m de largura. Tinha uma estrutura inabalável aos olhos deles. Mas o Senhor havia preparado a estratégia para a conquista de Jericó.
Os rumores das vitórias e conquistas que o povo de Deus vinha tendo sobre reinos pagãos e a manifestação do Poder de Deus auxiliando Israel, ultrapassavam as fronteiras e cidades, e havia sido diferente com Jericó. Todos já sabiam que eles estavam acampados ali para conquistar aquela cidade, pois o Senhor já havia lhes dado toda aquela terra. A sensação de segurança que havia por detrás dos muros era abalada pelas histórias que as pessoas contavam sobre o povo de Deus.
Raabe morava sobre os muros de Jericó, estrategicamente, via toda a movimentação do povo de Deus e talvez diante daquela situação ela pensasse: “- não tenho dignidade, minha vida é estar nas mãos de vários homens, enfim, não tenho o que perder além da minha vida que já não tem tanto valor assim”. Por mais acostumado que se esteja com o pecado, os seus prazeres momentâneos conseqüentes dão uma sensação de angústia e vazio, ainda que não se queira deixá-lo ou ainda que não se queira reconhecer esta verdade.
Mas ela viu uma oportunidade de mudar a sua história. Dois espias são enviados por Josué para fazer o reconhecimento do local e nada mais inteligente e com menos chance de suspeita do que dois forasteiros entrando na casa de uma prostituta. É aí que entra a vez de Raabe declarar o que lemos no versículo 9 ao 11 do capítulo 2 de Josué, quando ela reconhece a Soberania de Deus.
Josué 2.9-11
9 e disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós.
10 Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito, e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Siom e Ogue, que estavam além de Jordão, os quais destruístes totalmente.
11 Quando ouvimos isso, derreteram-se os nossos corações, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra.

Uma nova história em sua vida. Ela estava decidida a deixar os seus velhos costumes, deixar de receber homens, ter de volta a sua dignidade, a sua feminilidade. Com um fio de cordão escarlata em sua janela, representando a purificação pelo sangue de Jesus, ela estava sendo separada do povo que seria destruído em sua imundície, suas orgias, nos sacrifícios de crianças em rituais. Raabe foi salva.

É assim quando você decide abandonar a prática do pecado, quebrar as correntes que te prendem no calabouço da imundície. Nas trevas, não há caminhos para seguir, pois nada se vê, está perdido.
Se você encontra-se preso por cadeias de prostituição, e percebe que isso tem tirado a tua paz, e cada vez que você mergulha nesse rio poluído você fica mais intoxicado, e de alguma forma isso tem sido sua vergonha, pois você não deseja que ninguém descubra seu vício, lhe digo agora, aproveite a oportunidade que você está tendo nesse momento para repensar sua situação e sem pensar muito, abandonar essas práticas hoje. Deus tem resguardado a sua honra, a sua dignidade, chegou a hora de você levantar-se da lama, quebrar as cadeias e sair das trevas. Não deixe que o inimigo venha te envergonhar, confesse seus pecados ao Senhor e diga o quanto você os rejeita e se enoja disso.
Raabe teve a oportunidade da sua vida e a agarrou. Se você está afastado, volte para Deus. Se você está afundado e deseja emergir novamente a superfície e voltar à terra firme, arrependa-se, busque a ajuda de Jesus.
A felicidade de Raabe foi tão certa que casou-se com Salmom, deu á luz Boaz, que foi bisavô do Rei Davi, tornando-se assim da linhagem de Jesus, como é citado no início de Mateus e Lucas.

Você percebe como o arrependimento gera vida?  Raabe fez parte do grande plano de Salvação para o homem através de Jesus. Assim Deus te chama, porque Ele tem um plano para você e quer te usar estrategicamente para que você produza frutos de vida. Tome como exemplo Raabe, que se arrependeu de seus pecados, rejeitou a sua vida pecaminosa e desejou ser parte dos planos de Deus, sendo honrada e tendo de volta a sua dignidade.

Deus te abençoe.

Compartilhe esta mensagem com seus amigos. Poucos dirão que precisam, mas muitas consciências clamam por ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enriqueça mais essa discussão com seu comentário.

Postagens relacionadas