Receba Nosso Feed

Receba Todas as Nossas Atualizações em Seu E-mail:

Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Coluna da Casa



A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Apocalipse 3:12

Jesus é o referencial na vida de todo o cristão. Quando somos confrontados em nossas idéias, atitudes, geralmente procuramos extrair de nós uma forma de justificá-las. A razão torna-se algo a ser conquistado a qualquer custo. Dificilmente vemos pessoas reconhecendo um erro.
Um grande problema nessas discussões é a pequena palavra “mas”.
Temos que aprender a lidar com nossos irmãos. Existem pessoas que são muito amigáveis com os “de fora” e tratam os “de dentro” de uma forma intolerante, sendo rudes, prontos para reagir a uma pequena falha, quando na verdade, sabemos que a família é projeto de Deus para a vida do homem.
De que adianta ser uma pessoa querida por aqueles que não convivem com você e tratar mal os familiares?
A Bíblia diz lá em Lucas 11:17 “Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá.”
A leitura da Bíblia se faz necessário para que possamos aprender com Jesus, aprender de Sua sabedoria e viver conforme a vontade de Deus.
Coluna no Wikipedia é explicada como um “elemento arquitetônico destinado a receber as cargas verticais de uma obra de arquitetura (arco, arquitrave, abóbada) transmitindo-as à fundação.”
A Palavra diz em Ap 3.12 "A quem venecer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá". 
Quando confessamos o Poderoso Nome de Jesus, estamos vencendo o mundo, quebrando as barreiras de separação, estamos purificando nosso coração, estamos ligando na terra e automaticamente ligando no céu um relacionamento direto com Deus, o qual a partir daí nos chama de Filhos, segundo a sua palavra em João 1:12-13 ""Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. assim como em João 3.1 "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele.
Agora como Filhos de Deus, temos o dever de viver este poder. 
Ser reconhecido como Filho de Deus traz uma responsabilidade muito grande. Você se torna um referencial, nem que seja para ser criticado, muitos esperam daqueles que levantam a bandeira de Deus abertamente um testemunho de vida irrepreensível. Precisamos estar constantemente fazendo uma auto-análise. Somos colunas de Deus em nossas casas, na faculdade, no trabalho, onde estivermos precisamos influenciar para o bem e como "sal da terra", causar sede nas pessoas. Gerar dúvidas sinceras. Fazer a pessoa descobrir por si só, porque não murmuramos em meio às lutas, porque nos calamos diante de calúnias, porque choramos na presença de Deus.

Mas as vezes acontece um problema na auto-análise, é algo muito imperceptível, tipo como se alguém no momento da examinação acionasse um botão que envia a informação para o cérebro dizendo: "análise concluída, estou irrepreensível". E aquela coluna ao invés de receber a carga da fundação, passa a ser o peso, o fardo, pois não transmite a segurança que uma coluna bem alicerçada deveria. 
Ser "coluna da casa" significa ser pilar de segurança. Significa que você deve orar pela sua casa, por seus familiares, amigos. Significa ser disponível para ouvir e disposto a ajudar. Muitos querem ter as respostas dos problemas dos outros, sem saber ouvir, sem se colocar no lugar do outro, utilizando apenas suas próprias experiências, sem se deixar ser guiado pelo Espírito Santo. Uma coluna sabe ouvir, receber as cargas, chorar com o irmão e ajudá-lo. Uma base de sustenção suporta o peso com os mais fracos, e os ajuda a crescer e ser fortes. "Fazei discípulos..." Isso não quer dizer com nossas próprias forças, mas com o poder d'Ele que recebemos quando reconhecidos por Ele como seus filhos, como disse: "deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus".
Lembre-se você é coluna onde quer que esteja. Seja o exemplo. 

Sê tu uma benção! 

Deus te abençoe. Compartilhe este texto!
Como colunas podemos abençoar vidas, apenas enviando aos amigos estudos como este para que haja reflexão. Seja uma benção na vida de seus amigos. 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Espelho Quebrado


Espelho Quebrado

Atos 5:1-2
Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.

O que você pensa quando você está assistindo o jornal e de repente passa uma reportagem sobre um jovem que devolveu a mala cheia de dinheiro ao seu proprietário?
Você se questionaria sobre o que você faria no lugar daquele jovem? Se devolveria a mala ou guardaria?
Nossas atitudes revelam muito mais de nós do que nossas palavras. A atitude desse jovem deveria ser considerada normal, uma coisa que não chamasse atenção, mas existe uma inversão tão enorme de valores no mundo que fazer o bem, o correto, tornou-se inusitado. Tipo: Nossa! como você conseguiu? Não sei se eu faria o mesmo estando no seu lugar.
O que deveria ser comum torna-se motivo de espanto, matéria de jornal. Muitas vezes fazer o certo também pode te trazer constrangimentos, como ser chamado de trouxa por não ter furado uma fila, por não ter xingado alguém que te enfrentou.
Muitas pessoas estão preocupadas em exibir um perfil imaculado. Elas esquecem que o olhar do outro sempre enxerga mais em nós do que nós mesmos. Afinal, quem afirma de si mesmo que é mentiroso, prostituto, arrogante, boca suja?
Pessoas arrogantes com certeza estão com o seu espelho quebrado. Elas não conseguem enxergar seu verdadeiro reflexo. Não conseguem perceber as péssimas atitudes que expressam no dia a dia.
Estar com o espelho quebrado é um grande problema, pois como se conserta um espelho? Você já tentou colar os pedaços de um espelho? Pois é... o espelho consertado sempre terá distorções na imagem refletida, terá ainda as linhas de divisão entre os pedaços. Apenas um novo espelho poderia trazer de volta um reflexo nítido de uma imagem original.
Um espelho quebrado, neste caso simbólico, significa distorção no caráter, na personalidade, onde uma pessoa que não consegue se enxergar, ver os seus defeitos, se vê numa condição de poder apontar as falhas dos outros sem distinção.
No texto bíblico acima, vemos Ananias e Safira tentando enganar os apóstolos. Eles estavam naquele momento querendo demonstrar algo que não tinham, fidelidade. Queriam aparentar ser o que não eram, verdadeiros. O grande “x” da questão não gira apenas no contexto de serem mentirosos. Na verdade, o espelho quebrado em suas vidas, não os permitiu ver que eles enganavam a si mesmos, porque ninguém engana a Deus, que é totalmente contra essa atitude. Deus não se deixa escarnecer.
Não tente consertar o seu espelho. Jesus pode te dar um novo espelho, uma mudança de vida. A partir do momento que você muda suas atitudes, procurando ver o próximo como alguém que Deus tem um carinho especial, independente se ele gosta de você ou não, suportando as falhas do próximo, reconhecendo seus erros e defeitos, seu espelho será trocado. Uma nova vida com um reflexo novo. Não mais aparência, mas um todo.

As pessoas reclamam da corrupção, mas querem subornar os policiais nas batidas e blitz. Reclamam dos perigosos buracos nas estradas, mas ingerem bebidas alcoólicas para dirigirem. Tem muito espelho quebrado por aí.

Os erros dos outros sempre são mais aparentes do que os nossos, afinal quem está de fora vê melhor. Mas o correto a se fazer não é olhar para os outros, nem depositar expectativas nos outros. Olhe pra Jesus. Ele é luz para o nosso caminhar. Deixe essa luz irradiar em você e com certeza você terá um reflexo mais bonito a cada dia em sua vida, em nome de Jesus. Leia a Bíblia, aprenda com Jesus.

Deus te abençoe.
Flademir Bernardo

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Perdoar é preciso!

Transferir responsabilidades é o nosso forte. Não queremos assumir nossos erros, e assim, vamos construindo a ideia de que somos quase perfeitos. Por que será que  é tão difícil pedirmos perdão? Se Jesus disse que deveríamos pedi-lo até mesmo se estivéssemos corretos? E porque é tão difícil perdoar? Será que é porque achamos, no fundo, que quem pede perdão o faz somente para retirar um fardo das costas? Ou será que é porque sempre queremos estar por cima e, perdoando, voltamos ao mesmo nível do ‘culpado’?
Entender o perdão não é fácil. Uns pensam que é esquecer... Na verdade, não. Perdoar significa que, mesmo lembrando-nos do erro, estamos dispostos a não sofrer mais pelo que aconteceu e nem alimentar mágoas e rancores de quem contribuiu pra que aquilo acontecesse. Definitivamente, não é fácil perdoar! Para perdoar, é necessário, acima de tudo, amar. Se amo, perdoo. Se não amo, digo que perdoo, mas sempre remexo, reviro, falo do que passou. Por isso Jesus disse “amai-vos uns aos outros”. Na sua infinita sabedoria, o Mestre já sabia que o perdão teria que vir do coração, de um ato de amor. Tanto o pedir, quanto o dar o perdão.
Certa vez conversava com minha mãe, e assistíamos a um noticiário de tv, onde o caso era de um estuprador de uma criança. Ela, indignada, disse: Filha, será que Deus perdoa esse povo tão cruel? Como pode? A palavra de Deus tem a resposta. Em Lucas 5:32, Jesus diz  “Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento. Ainda em Lucas, cap. 15 verso 7, Jesus diz  “Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”. Dá pra conseguir entender? Jesus diz que há maior alegria no céu por um pecador que se arrepende que por 99 justos que não precisam arrepender-se! Deus ama ao que se arrepende! Porque este reconheceu o erro e tornou-se pequeno. Renunciou seu “eu”, seu orgulho, arrependeu-se. Voltando ao caso do estuprador, se ele se arrepende, Deus o perdoa com grande alegria! Porque só Deus tem o poder de sondar o coração do homem, e saber se realmente o arrependimento é verdadeiro.
A bíblia não nos diz que há festa no céu quando um cego é curado, ou um paralítico volta a caminhar, ou alguém ressuscita dos mortos... não! Há alegria no céu quando um pecador se arrepende de seus pecados! É tremendo! Perdão é dom de Deus, e a todos nós esse dom foi entregue! O nosso maior Mestre, Jesus, viveu isso, viveu o amor, o perdão. Ainda sendo crucificado, Ele disse: Pai, PERDOA-LHES, eles não sabem o que fazem! O amor está intrinsecamente ligado ao perdão... alguém duvida?
Porque Deus amou o mundo de TAL maneira, que entregou seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho pra morrer por nossos pecados, nos perdoando. O maior sentido do perdão, é o amor. Com essa passagem fica clara a relação do perdão com o amor! Ele nos amou primeiro, dando-nos a chance de nos arrependermos e voltarmos para o seu amor!

Anna Judith

Rede de Mentiras


MATEUS 28.11-15
Enquanto as mulheres ainda estavam no caminho, alguns dos soldados que estavam vigiando o túmulo voltaram para a cidade e contaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os chefes se reuniram com os líderes judeus e fizeram os seus planos. Então deram uma grande quantia de dinheiro aos soldados e ordenaram o seguinte: — Digam que os discípulos dele vieram de noite, quando vocês estavam dormindo, e roubaram o corpo. Se o Governador souber disso, nós vamos convencê-lo de que foi isso mesmo o que aconteceu, e vocês não terão nenhum problema. Os soldados pegaram o dinheiro e fizeram o que os chefes dos sacerdotes tinham mandado. E esse boato se espalhou entre os judeus até o dia de hoje.
 Todos os dias temos a oportunidade de conhecer algo novo. Podem ser sentimentos, pessoas, experiências novas, gírias, enfim. Nesse mundo de aprendizagens e descobertas, tem algo que eu gostaria de nunca termos conhecido, e chama-se: Mentira.
Estamos acostumados a lidar com situações em que muitas vezes, para o nosso benefício, precisamos dar uma jeitinho. Sabe aquele compromisso que você marcou e não foi... pois é, geralmente, você mente pra sair bem na fita e sair ileso de uma situação.
O problema é que esse "jeitinho" vai passando despercebido e chega a um ponto que você nem sente mais.
Não pense que eu estou querendo apontar nos outros, falhas que também há em mim. Todos somos falhos, pecadores.
Mas a partir do momento que reconhecemos nossas falhas, procuramos entender nossas fraquezas, sendo sinceros condigo mesmos, conseguiremos entender as falhas dos outros e nos colocar numa posição diferente da de juízes.
A igreja não é um lugar repleto de pessoas certinhas com modelo de comportamento. A igreja é um local onde o "eu" deve ser confrontado, onde as distorções de caráter devem ser denunciadas, enfrentadas e tratadas.
O problema é que as pessoas olham o seu reflexo em um espelho e vêem uma imagem nítida de uma casca polida. Vêem apenas o brilho no vermelho da maçã.
Não podemos nos acostumar com as mentirinhas. Elas agem como anestésico na consciência, um remédio com o prazo de validade já vencido, pois a qualquer momento você poderá sentir os desconfortos dos efeitos colaterais.
Em Mateus 28.11:15, vemos como uma mentira pôde trazer um grande prejuízo para os judeus. A ressurreição de Jesus, o terremoto, o anjo sobre a pedra que fechava o túmulo, enfim, tudo o que os soldados presenciaram aterrorizados, foi contado para os chefes  dos sacerdotes, mas, eles inventaram uma mentira e compraram os soldados para que não espalhassem a verdade. Era uma prova incontestável para os soldados, mas foram comprados. Satanás havia enchido os corações dos chefes dos judeus.
Mas quando o pai da mentira vê o homem diante de uma situação que não há com duvidar da Glória de Deus, ele utiliza uma de suas ferramentas prediletas, a mentira, para enganar e confundi-lo.
Diariamente,  cruzamos com as oportunidades de criar um participar de mentirinhas. Algumas mais comuns e talvez enganosamente imperceptíveis, são do tipo:
  • "tive um probleminha com o trânsito, por isso me atrasei." Quando na verdade, você não estava tão preocupado com a pontualidade.
  • "mãe! hoje vai haver 5ª aula na escola, talvez eu chegue um pouco tarde". Quando na verdade, a jovem já sai de casa para escola com outra roupa por baixo do uniforme, na intenção de ir pra casa do namorado.
Pequenas mentiras vão sendo depositadas no coração e aos poucos vão fazendo parte dele. Com isso se perde credibilidade, confiança e amigos.
Existe uma mentira dentre muitas, que satanás tem plantado no mundo e tem destruídos muitas vidas. É a afirmação: "Não estou pronto pra aceitar a Jesus, não estou preparado. Primeiro quero mudar, depois vou segui-lo". 
A verdade é que ninguém está pronto. Nunca estaremos prontos. Estamos em constante aprendizado. Jesus não chamou os doutores da Lei para serem seus discípulos, mas homens simples e despreparados. Pessoas ocupadas em outros serviços, cheios de responsabilidades, como se diz: pessoas "sem tempo". Deus não se agrada de preguiçosos e desocupados. Uma oportunidade deve ser agarrada. O problema é que as pessoas se vêem ocupadas e com responsabilidade e colocam suas ocupações como prioridade em suas vidas. Acham que longe de Jesus, no mundo, elas podem mudar, serem tratadas. Jesus é quem salva, liberta e perdoa o homem de seus pecados. Não há mais tempo. As pessoas rejeitam o convite de Jesus, como se tivessem bastante tempo para escolher. Jesus voltará. Não se sabe o dia, nem a hora. Quando não se sabe uma data, não se sabe o tempo que se tem. Não há data, não há tempo. 

Vocês sabe quando uma mentira se torna "verdade"? Quando ela é propagada, disseminada repetidamente, acaba virando uma falsa verdade, uma mentira maquiada de verdade.  
Isso também acontece quando muitas pessoas concordam com algo, julgando estarem certas, gerando no outro que pensa diferente, a dúvida: - Ou estou certo sozinho ou errado como eles. Mas a tendência é seguir a multidão. É um perigo ser levado pela multidão. E assim aconteceu em Mateus 28.11:15, onde uma mentira inventada pelos chefes dos judeus incrédulos foi propagada até os dias de hoje.
Devemos fugir das mentirinhas, falar somente o que sabemos e o que edifica, examinar as escrituras como os irmãos de Beréia (Atos 17.11) para não cairmos nas redes de mentiras de satanás.
Jesus influenciava com verdades, paralelo a isso, satanás enchia os corações dos homens, que viam os milagres acontecendo e queriam encontrar uma lógica natural, ouvindo o próprio ego.
Jesus é o maior exemplo para ser seguido. Ao olhar no espelho, nas reflexões diárias, procure enxergar Jesus em você. Assim, com suas atitudes todos O verão em você.
Leia a Bíblia, o manual de vida do ser humano.

Deus os abençoe.

Flademir Bernardo

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quer se casar comigo ?


Você sabia que você é convidado(a) para um casamento? Uma grande festa está preparada. E nessa festa, você descobre que é você que vai casar. 
Muitos são chamados, poucos são escolhidos.
Veja só: 
Mateus 22.1:14
Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:
O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;
E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.
Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico;
E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.
E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.
Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que n'Ele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.
Podemos perceber o amor, e a vontade que o Senhor tem para conosco quando Ele afirma isso. A sua palavra não diz: ..., para que alguns que n'Ele crê, não pereça,...
Mas diz: ... todos. Sim, meu querido. Todos nós fomos chamados a participar de um grande banquete, onde o Senhor preparou para comemorar conosco. 
Isso significa que a vontade de Deus é que você, independente de sua religião, classe social, raça, sexo ou opção sexual, aceite o convite que Ele te faz todos os dias. Não importa se você é chefe, empregado,  desempregado. Não importa se você está feliz, resolvido, financeiramente estável, realizado, ou se você está triste, oprimido, deprimido, endividado, quebrado, ou a ponto de ter uma falência empresarial. Deus está convidando você para uma festa de casamento. 
Sabe o que é melhor? O melhor de tudo é quando você conhece o noivo. Ahh, o noivo é o cara! O noivo é chama-se Jesus. 
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.... Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. (Efésios 5:25-27,32)

Você já viu um convidado ir à um casamento sem um traje apropriado? Tipo, como se ele fosse à essa festa de bermuda e camiseta? No caso mais extremo, você dirá que sim, pois a festa foi realizada numa praia. Ok, tudo bem. Mas a festa que estou me referindo, se faz necessário o uso de vestes especiais. Nessa festa, ninguém pode entrar sem elas.
O que são essas vestes? Usar as vestes nupciais significa dizer sim para o noivo. Significa dizer que a noiva está preparada para o casamento. Aceitar o "quer se casar comigo?"
Deixar de viver uma vida cheia de mentiras, falsidades, enganando e enganando-se, achando que ninguém está vendo. Muitas vezes queremos uma motivação para fazer algo bom, ou uma "cordinha" pra fazer algo ruim. Todas nossas escolhas, todas nossas palavras, atitudes, olhares, pensamento estão sendo auditados.
Quando Jesus foi crucificado, estava entre dois ladrões que foram condenados por seus crimes. Naquele momento, Jesus, inocentemente, condenado pelos pecados de todos, tanto os que o amavam, quanto os que o odiavam, Ele poderia pedir à Deus: Pai, abençoe os que me amam. 
Mas, não. Diante daqueles que humilhantemente rasgavam as Suas vestes, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem.
Queremos julgar, interpretar as situações do nosso jeito, para agir conforme a nossa vontade, sem entender o outro lado, quando Jesus diz: "Eu entendo e me coloquei no seu lugar para que eu possa ser o caminho seguro, verdadeiro para a vida. Se disserem que você não é nada,  não acredite, pois eu valorizei você ao ponto de dar a minha vida pela sua. Me fiz maldito, para que os seus pecados fossem anulados e através de Mim, ninguém poderá condená-lo à perdição."
Jesus disse para o ladrão que o reconheceu como Senhor, ainda hoje estarás comigo no paraíso. Perceba que Ele tem o poder de abençoar o que foi maldito.

Não importa a tua situação agora, neste momento, se você está afastado dos caminhos de Deus, se você está praticando atos que estão ferindo a sua consciência, ou até mesmo nunca teve um encontro pessoal com Jesus... ouça bem, pois Deus criou essa oportunidade para você. Meu querido, Jesus te pergunta: - Meu filho, quer se casar comigo?



Tome a decisão mais importante da sua vida. Diga: Sim, Senhor, eu rejeito tudo aquilo que me afasta de Ti. Eu te aceito como meu Senhor e Salvador, te aceito como noivo. 

Prepare suas vestes nupciais, meu amado. Viva uma vida diferente daquela que te deixaria de fora dessa "festa". 
Muitos são chamados, poucos são escolhidos.  Todos os que usam as vestes nupciais, são escolhidos. A verdade é que muitos vão à festa, mas poucos usam as vestes.

Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Em nome de Jesus.
Postagens relacionadas