quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Pequenos servos, grandes revelações




Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
Lucas 10:21

Muitas pessoas geram questionamentos sobre a vontade de Deus em suas vidas. Umas não conseguem entender a divergência entre seus desejos e a vontade ou planos de Deus para elas. Não serei prepotente dizendo que trarei a vocês a chave do entendimento, mas posso afirmar que fica muito clara a compreensão dos desígnios do Pai quando lemos a Palavra de Deus, e mais ainda, quando a aplicamos em nossas vidas. 

Separei um versículo especificamente para tratar desse assunto, sabendo que existem vários outros que nos trazem grandes ensinamentos a cerca do tema. Quando lemos no livro de Lucas 10.21, percebemos Jesus agradecendo ao Pai pela Sua justiça, sabedoria ao revelar as manifestações do Espírito Santo e a Glória d’Ele aos pequeninos e não aos sábios e cultos. Jesus está nos passando alguns pontos para o entendimento de Sua afirmação.

Dentre tantas coisas importantes e sérias sobre o Reino de Deus, os discípulos ainda perdiam tempo com algumas bobagens no período em que eram discipulados por Jesus.
Como está escrito em Lucas 9.46: E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior.
Mas aprender ouvindo falar de Jesus era uma coisa, outra coisa era aprender ouvindo Jesus falar. Viver, acompanhar os passos de Jesus, ver a Sua humildade, compromisso com Deus e o amor pelos que necessitavam, eram as atitudes que estapeavam silenciosamente suas faces.

Como um homem tão sábio, tão importante, tão poderoso como Jesus, curva-se para lavar os nossos pés? Talvez fosse um questionamento que passava pela mente dos discípulos, e olhando nos olhos dos outros, sem entender, com lágrimas nos olhos, envergonhavam-se de suas infantis discussões e atitudes precipitadas.

Eram preparados com tremendos ensinamentos para serem pequeninos. Os grandes sábios não andam dizendo que são sábios. As belas não precisam dizer que são belas. Os tolos precisam afirmar o que não são.

"Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, ...” (Provérbios 6:16-19)

“Olhos altivos”, essa palavra traz o significado de arrogância, prepotência, orgulho.

A sabedoria, a manifestação do Espírito Santo, Deus revela aos pequeninos. Vemos tantas pessoas que se enchem de títulos e nomenclaturas para serem reconhecidas pelos homens.
Que justiça haveria em permitir as revelações somente aos inteligentes e sábios? Não. Deus está nos dizendo que se eu for inteligente, sábio, devo também ser pequenino para receber as revelações do Espírito Santo.
Se isso estivesse limitada aos doutores cultos, eles detenteriam todo o conhecimento.
Muitos buscam e defendem as ciências teológicas com unhas e dentes, afirmando ser necessário para exercer um chamado ministerial no Reino de Deus. Não sou contra o estudo, pelo contrário, sou a favor. Mas não podemos limitar o agir de Deus, nem condicionar a manifestação do Espírito Santo através das ciências humano-teológicas.  Conheço pastores e verdadeiros servos do Senhor analfabetos, como se diz no Ceará: “mobrais”; que têm tamanha autoridade espiritual e são tremendamente usados por Deus em Sua Obra.
Um anel no dedo, um diploma universitários não torna ninguém melhor do que ninguém. Lembro-me de ter presenciado uma professora dizer à outra pessoa: “- Escuta aqui! Eu sou professora, sou bem nascida e você é inferior a mim.Eu tenho nível superior e você não tem nem o Ensino Fundamental I completo.”
Puxa que tristeza! Queria não ter presenciado isso. Quão medíocre pensamento.
A Falta de Deus causa nas pessoas uma doença chamada soberba.

Já vi alguns ateus e até cristãos gloriando-se de terem lido toda a Bíblia, duas ou três vezes, e permanecendo com as mesmas velhas atitudes mundanas. Então você, indignado, me pergunta: “E pra onde foi todo o conhecimento?”
Eu respondo: “- Lucas 10:21. Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.”
Ler toda a Bíblia não garante o entendimento, nem a revelação do Espírito.
Jesus te fala hoje: ... pois aquele que entre vós é o menor, esse é grande.
Lucas 9:48

Sejamos pequeninos servos com grandes revelações.

Que Deus te abençoe.

Compartilhe esta mensagem com seus contatos, abençoe outras vidas.
Curta nossa página no Facebook.
http://www.facebook.com/verdejantes/


3 comentários:

  1. Com certeza isso acontece não só comigo, mas fico impressionado como a palavra de Deus bate diretamente com o meu ser, com meu caráter e minha personalidade. Mais uma vez percebi que tenho alguns aspectos a melhorar, mas infelizmente parece que é algo automático querer a glória de um homem, ser admirado por muitos, e mais uma vez a palavra mostra o contrario de tudo isso que é construído em nossas mente.
    Desde pequenos somos incentivados ao destaque para as pessoas, mas verdadeiramente só devemos nos destacar para Deus. e ainda bem que a ficha caiu, hoje sei que pra Deus tenho que da o meu melhor.

    Obrigado Senhor por tudo.!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neto,
      Que maravilha ler seu comentário e ver como Deus trabalha na vida das pessoas.
      Reconhecer que se tem muito o que melhorar e crescer é uma das qualidades de um pequenino.
      Que Deus te abençoe mais ainda!

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Enriqueça mais essa discussão com seu comentário.

Postagens relacionadas