segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Espelho Quebrado


Espelho Quebrado

Atos 5:1-2
Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.

O que você pensa quando você está assistindo o jornal e de repente passa uma reportagem sobre um jovem que devolveu a mala cheia de dinheiro ao seu proprietário?
Você se questionaria sobre o que você faria no lugar daquele jovem? Se devolveria a mala ou guardaria?
Nossas atitudes revelam muito mais de nós do que nossas palavras. A atitude desse jovem deveria ser considerada normal, uma coisa que não chamasse atenção, mas existe uma inversão tão enorme de valores no mundo que fazer o bem, o correto, tornou-se inusitado. Tipo: Nossa! como você conseguiu? Não sei se eu faria o mesmo estando no seu lugar.
O que deveria ser comum torna-se motivo de espanto, matéria de jornal. Muitas vezes fazer o certo também pode te trazer constrangimentos, como ser chamado de trouxa por não ter furado uma fila, por não ter xingado alguém que te enfrentou.
Muitas pessoas estão preocupadas em exibir um perfil imaculado. Elas esquecem que o olhar do outro sempre enxerga mais em nós do que nós mesmos. Afinal, quem afirma de si mesmo que é mentiroso, prostituto, arrogante, boca suja?
Pessoas arrogantes com certeza estão com o seu espelho quebrado. Elas não conseguem enxergar seu verdadeiro reflexo. Não conseguem perceber as péssimas atitudes que expressam no dia a dia.
Estar com o espelho quebrado é um grande problema, pois como se conserta um espelho? Você já tentou colar os pedaços de um espelho? Pois é... o espelho consertado sempre terá distorções na imagem refletida, terá ainda as linhas de divisão entre os pedaços. Apenas um novo espelho poderia trazer de volta um reflexo nítido de uma imagem original.
Um espelho quebrado, neste caso simbólico, significa distorção no caráter, na personalidade, onde uma pessoa que não consegue se enxergar, ver os seus defeitos, se vê numa condição de poder apontar as falhas dos outros sem distinção.
No texto bíblico acima, vemos Ananias e Safira tentando enganar os apóstolos. Eles estavam naquele momento querendo demonstrar algo que não tinham, fidelidade. Queriam aparentar ser o que não eram, verdadeiros. O grande “x” da questão não gira apenas no contexto de serem mentirosos. Na verdade, o espelho quebrado em suas vidas, não os permitiu ver que eles enganavam a si mesmos, porque ninguém engana a Deus, que é totalmente contra essa atitude. Deus não se deixa escarnecer.
Não tente consertar o seu espelho. Jesus pode te dar um novo espelho, uma mudança de vida. A partir do momento que você muda suas atitudes, procurando ver o próximo como alguém que Deus tem um carinho especial, independente se ele gosta de você ou não, suportando as falhas do próximo, reconhecendo seus erros e defeitos, seu espelho será trocado. Uma nova vida com um reflexo novo. Não mais aparência, mas um todo.

As pessoas reclamam da corrupção, mas querem subornar os policiais nas batidas e blitz. Reclamam dos perigosos buracos nas estradas, mas ingerem bebidas alcoólicas para dirigirem. Tem muito espelho quebrado por aí.

Os erros dos outros sempre são mais aparentes do que os nossos, afinal quem está de fora vê melhor. Mas o correto a se fazer não é olhar para os outros, nem depositar expectativas nos outros. Olhe pra Jesus. Ele é luz para o nosso caminhar. Deixe essa luz irradiar em você e com certeza você terá um reflexo mais bonito a cada dia em sua vida, em nome de Jesus. Leia a Bíblia, aprenda com Jesus.

Deus te abençoe.
Flademir Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enriqueça mais essa discussão com seu comentário.

Postagens relacionadas